BIZU R2 – GEOGRAFIA
Espaço Natural.
Quatro principais formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
.
As montanhas são conhecidas pelas suas acentuadas elevações, ou seja, é o relevo que apresenta as maiores altitudes (normalmente 3000m para mais). Quando elas se apresentam em um conjunto extenso de cadeia montanhosa são denominadas como cordilheiras. Ex: Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia – onde fica o Monte Everest.
.
Os planaltos são áreas com uma relativa altitude e uma superfície mais ou menos plana (planalto = plano alto), ou seja, são menos que as montanhas (de 201m a 2999 m). É o tipo de relevo que predomina no Brasil.
Ex: Chapada Diamantina, Planalto Central.
.
As planícies são áreas muito planas, ou seja, a paisagem é menos acidentada e possui as menores altitudes (de 0m a 200m). Normalmente, há a presença de um corpo hídrico (rios, lagos e até mesmo o litoral). É o tipo de relevo mais propício para a ocupação humana.
Ex: Planície Amazônica, Planície do Pantanal.
.
As depressões são regiões que se apresentam mais baixas do que o relevo ao seu entorno. As altitudes dessa forma de relevo variam entre 100 e 500 metros, podendo ser encontradas também em níveis abaixo do nível do mar. Quando isso ocorre, chamamos de depressão absoluta. É o exemplo do Mar Morto, que está mais de 400 metros abaixo do nível do mar. Quando acima do nível do mar, a depressão é configurada como relativa.
Exemplo: Depressão Sertaneja, Depressão do Araguaia.
Para mais conteúdos, sigam-nos no instagram: @r2cursosoficial