BIZU R2 – PORTUGUÊS
Compreensão e Interpretação de Textos.
– Alta relevância (vários itens na maioria das provas)
– Treino é treino, jogo é jogo (não tenha preguiça de treinar as questões desse tópico!)
– Sobre esse assunto, é importante fazer muitas questões.
COMPREENSÃO DE TEXTO: é aquilo que realmente está no texto.
Exemplos de comandos de questões: segundo o texto; o autor do texto afirma que; o texto mostra que; de acordo com o texto…
As ideias estão explícitas no texto.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: visa avaliar a capacidade do leitor de extrair conclusões plausíveis daquilo que leu.
Cuidado: não tire conclusões pessoais (observe o texto e o contexto).
Exemplos de comandos de questões: o autor sugere que; pode-se inferir das ideias do texto; depreende-se do texto; subentende-se do texto…
As ideias estão implícitas no texto.
ERROS CLÁSSICOS:
– EXTRAPOLAÇÃO é quando o item quer dizer coisas além do que o texto disse ou generalizar o que é particular.
– REDUÇÃO é particularizar o que é geral ou focar apenas em uma parte do texto, esquecendo as demais.
– CONTRADIÇÃO é quando ocorre a conclusão contrária ao texto.
BIZUS
– Ler 2 vezes o texto e o comando da questão;
– Sublinhar partes mais importantes;
– Resumir os parágrafos (anotando ao lado de cada parágrafo um mini resumo). Com isso, você consegue achar o que a questão pede bem mais rápido.
– Fazer muitas questões **** (Um caminhão de questões).
Sentido Denotativo: é o sentido literal/dicionário (lembra do “D” de Dicionário).
Ex.: Cachorro (no sentido denotativo, trata-se do animal mamífero de quatro patas).
Sentido Conotativo: é o sentido figurado.
Ex.: Cachorro “Aquele cara é um cachorro!” (no sentido conotativo/figurado, trata-se de um homem safado, sem caráter).
Para mais conteúdos, sigam-nos no instagram: @r2cursosoficial