A seleção para ingresso acontece no processo realizado após o alistamento do jovem do sexo masculino. É do conhecimento de todos que o alistamento é feito no 1º semestre do ano em que o jovem completa 18 anos. Saber os requisitos de ingresso no CPOR e NPOR com antecedência ajudam bastante.
Para ingressar no CPOR/NPOR o voluntário deve, além dos requisitos listados abaixo, superar testes psicotécnicos, entrevista, testes de aptidão física, exames médicos e uma avaliação intelectual. Acerca dessas etapas, falaremos com detalhes em uma outra postagem aqui no blog.
A Avaliação Intelectual é, sem dúvidas, fase mais determinante de todo o processo, pois é a etapa que define a classificação final.
Somente os candidatos mais bem qualificados são matriculados como alunos (nosso elmo/capacete dos “300 Espartanos” na logo da R2 representa justamente isso). Não basta querer, tem que merecer.
Requisitos:
- Seja brasileiro nato, na forma estabelecida pela Constituição Federal;
- Seja “Apto A” na Seleção Geral (apto sem restrição);
- Seja aluno de nível superior no ato da matrícula no curso de formação;
- Tenha, no mínimo, 1,60m de altura;
- Seja alistado/vinculado a uma JSM tributária de CPOR/NPOR;
- Seja voluntário.
8 comments
Yngrid Dayane Da Costa Nascimento
10 de janeiro de 2024 às 11:51
Quem tem 20 anos e estar terminando a faculdade de direito, poderia fazer o NPOR?
Admin
2 de abril de 2024 às 15:13
Olá Yngrid,
se for do sexo masculino e não tiver se apresentado ainda no alistamento militar obrigatório, sim.
Provavelmente irá pagar uma multa pelo atraso, mas nada muito alto.
Márcio Jhonathán Pereira da Silva
8 de abril de 2024 às 01:27
E no caso de ser convocado a fazer a segunda etapa(física) mas estar cursando o 3 do ensino médio
Admin
8 de abril de 2024 às 14:29
Olá, Márcio. Não há problema algum! Eles só irão pedir qualquer comprovante escolar depois de todas as etapas, inclusive a prova escrita ( curso para a prova escrita ), no ato da matrícula para o curso de formação. Nesse momento, você terá que estar matriculado em alguma faculdade.
Conte Conosco para sua aprovação.
Ednei
16 de abril de 2024 às 14:56
Boa tarde,
meu filho tem 22 anos e foi dispensado do serviço inicial, se formou em Técnico em Tecnologia da Informação (TI), ele pode ser voluntário para o CPOR/NPOR?
Admin
3 de agosto de 2024 às 16:57
O CPOR e NPOR é um processo seletivo apenas para quem está na fase de alistamento militar obrigatório. Se o filho da senhora já foi dispensado do serviço militar obrigatório, não tem mais essa oportunidade. Porém, ele pode entrar pelo STT ou OTT (Sargento Técnico Temporário e Oficial Técnico Temporário) – ambas as oportunidades são processos seletivos do Exército e ocorre por meio de PROVA DE TÍTULOS. É uma ótima oportunidade também.
Adriel
19 de novembro de 2024 às 01:04
Quem tem 19 anos concluindo o ensino médio poderia fazer?
Admin
14 de janeiro de 2025 às 15:29
Boa tarde, Adriel. Se não tiver se alistado ainda, pode sim. Entrará como refratário pagando uma multa pelo atraso no alistamento (baratinha, na minha época era uns 4 reais).