O que é CPOR e NPOR?

WhatsApp Image 2021-11-09 at 16.22.47
Você está prestes a saber o que é CPOR e NPOR

Os CPOR nasceram por inspiração do então Capitão Correia Lima, para suprir o Exército de oficiais subalternos. Ele observou que, após a Primeira Guerra Mundial, havia uma grande carência nos quadros de oficiais dessa patente.

As ideias de Correia Lima levaram à criação do primeiro CPOR, no Rio de Janeiro em 1927, o qual começou a funcionar em 1928. Como o resultado alcançado foi considerado altamente positivo, o então Ministro da Guerra autorizou o a abertura de outros centros semelhantes em São Paulo e Porto Alegre. Mais tarde, novos centros foram abertos em outras cidades brasileiras.

Os CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) e NPOR (Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva) são estabelecimentos de ensino militar destinados a formar o aspirante a oficial da reserva de segunda classe (R2), habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência.

Assim, os CPOR, através de seus Cursos de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) formam aspirantes-a-oficial, habilitando-os ao desempenho de funções de comando das frações elementares da tropa, como seções, pelotões e companhias compondo, ao término do curso, o Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). Um CPOR oferece cursos nas seguintes especialidades:

  • Infantaria
  • Cavalaria
  • Artilharia
  • Engenharia
  • Comunicações
  • Serviço de Intendência
  • Quadro de Material Bélico

Os cursos têm objetivos específicos, dentro do plano educacional do exército, de formação de quadros voltados para suprir a força com elementos não permanentes. Mas capacitados a cumprir adequadamente suas tarefas durante o período em que estiverem servindo. Além disso, esses quadros estarão aptos a compor uma reserva para a eventualidade de uma situação de guerra ou convocação extraordinária. Muitos oficiais oriundos de suas fileiras tiveram relevante participação no efetivo da Força Expedicionária Brasileira.

Além dos CPOR, o Exército conta com diversos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) a estes subordinados, mas incorporados a unidades de tropa regulares. Por fim, diferentemente dos CPOR, que contam dois ou mais cursos das referidas especialidades, os NPOR formam aspirantes para apenas uma especialidade, geralmente a mesma da unidade militar à qual está incorporado.

Equipe R2 Cursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

R2 Cursos
Nossa empresa é totalmente online. Você pode nos contatar pelos canais abaixo:
Onde estamos
https://r2cursos.com.br/wp-content/uploads/2021/11/img-footer-mapa.png
Brasília
Distrito Federal
Brasil
Siga a R2 Cursos nas Redes Sociais
Inscreva-se em nossos canais de comunicação.
R2 Cursos
Nossa empresa é totalmente online. Você pode nos contatar pelos canais abaixo:
Onde estamos
https://r2cursos.com.br/wp-content/uploads/2021/11/img-footer-mapa.png
Brasilia
Distrito Federal
Brasil
Siga a R2 Cursos nas Redes Sociais
Você pode nos acompanhar nas Redes Sociais. Increva-se em nossos canais.

Copyright © 2022 R2 Cursos. Todos os direitos reservados.

Copyright © 2021 R2 Cursos. Todos os direitos reservados.